ENTRE EM CONTATO AGORA

Como organizar uma mudança tranquila?

Quanto mais planejado, mais tranquilo será a sua mudança.

 

Toda mudança, seja ela de natureza pessoal ou profissional, necessita de planejamento e organização.

Este planejamento deve conter as etapas que deverão ser seguidas para que tudo ocorra da melhor forma.

Quanto mais cedo você puder planejar a sua mudança, mais tempo você terá para revisar e eventualmente detectar pontos de correção e ajustes.

Com base nas nossas experiências listamos abaixo algumas dicas para facilitar o seu planejamento.

– Determine a data limite de sua mudança;

– Defina antecipadamente que tipo de operação deseja:

a) Mudança completa com empacotamento de todos os itens (incluindo caixas, plástico bolha, papel ondulado, caixas cabideiros, etc).

b) Mudança onde você empacota as miudezas e os itens maiores serão protegidos por mantas de proteção no transporte (você pode comprar o  material de empacotamento nas empresas de mudanças).

c) Mudança (frete ou carreto) onde você empacota tudo e a empresa só transporta os itens da origem para o destino.

– Se a origem e o destino forem apartamentos verifique quais as restrições impostas pelos condomínios para a movimentação de      mudanças.  Tomar o máximo de atenção para os sábados pois as regras de horário mudam de local para local (domingos e feriados costumam ser restritos).

– Escolha no mínimo 3 empresas para fazer um orçamento. Se as empresas escolhidas disponibilizarem de visitas de orçamentos sua tarefa      diminui, porém tenha ciência que não são todas que as fazem. Caso alguma empresa não faça a visita, isto não significa que sejam          empresas ruins. Neste caso se antecipe e faça uma lista aproximada de todos os itens que possui e quantas caixas serão necessárias para as miudezas (roupas, ornamentos, eletrodomésticos, etc.), levando-se em consideração uma caixa média de 0,40 x 0,50 x 0,40. Com a lista básica em mãos você terá a mesma referência para que empresas diferentes possam fazer o orçamento, isso que facilitará sua escolha. Cuidados apenas para não esquecer itens relevantes de fora da lista pois caso você concorde com o orçamento, os valores poderão ser alterados posteriormente.

– Após ter a lista em mãos (no caso de apartamento) verifique se todos os itens cabem no elevador. A movimentação via escadas costumam ser cobradas separadamente por item e por andar. Se afirmar que todos cabem e no dia isso não acontecer, lembre-se que terá um custo adicional.

Se algum item foi movimentado via içamento anteriormente, antecipe a informação as empresas pois o içamento é uma operação a parte.

– Pequenas ou médias operações de mudanças costumam ser efetuadas em um único dia, porém caso haja a necessidade de empacotamento, a equipe costuma ir ao local no dia anterior ao transporte para iniciar os trabalhos.

– Tenha atenção as regras de condomínios quando os destinos são localizados em outros municípios ou estados. Se iniciar a operação no sábado ou    antes de um feriado, o condomínio poderá impedir a movimentação e à espera da equipe para o dia autorizado poderá aumentar seus custos.

– Outro fator importante é saber sobre a responsabilidade da empresa sobre possíveis avarias durante a operação. Grandes empresas já incluem o valor do seguro no orçamento, já as pequenas e médias podem incluir o seguro a sua escolha. Pequenas avarias são normalmente pagas pelas empresas mas se sua escolha for por fretes e carretos de motoristas independentes, as responsabilidades e riscos estão relacionadas diretamente ao preço que está pagando pela operação.

Não se limite apenas aos valores dos orçamentos, procure pesquisar  e tire todas as suas dúvidas antes de contratar.

 

Preencha o nome e email e receba, além das dicas, muitas novidades e promoções.

Gostou do Post?

Quer receber mais dicas?

Rolar para cima